domingo, 8 de junho de 2014

Reflexão final

   


   Olá seguidores,
   após 3 meses de estágio no Tivoli Marina Vilamoura, chegou a hora do Adeus, sim, chegou ao fim o estágio... assim, chegou o momento de parar para pensar e fazer uma reflexão destes 3 meses que passei em Vilamoura e dar a conhecer a todos vós o que achei deste estágio.
   Iniciei o meu estágio no dia do meu aniversário, uma data importante para mim e considero que tive um bom dia, ia com entusiasmo por conhecer e aprender coisas novas e fui muito bem recebida por todos, desde o primeiro dia.
   Perguntam vocês, porque escolhi um Hotel para estagiar? Antes do estágio iniciar, fiz uma pesquisa sobre as empresas que existem no Algarve (queria esta região porque é onde vivo), após pesquisa, cheguei à conclusão de quais seriam as melhores para estagiar e enviei curriculum para algumas, o Tivoli Marina Hotel foi uma das empresas que me respondeu e aceitei estagiar neste Hotel pois é um Hotel de grandes dimensões, tem 4 restaurantes e dois bares, duas piscinas exteriores e uma interior, tem dezenas de trabalhadores, entre outras coisas. Após saber estes pormenores descritos anteriormente, pensei que este seria o sitio ideal para aprender mais e dar também a conhecer o papel e a importância do TSA, pois se há restaurantes, poderia desenvolver vários trabalhos na área da segurança alimentar; na piscina poderia trabalhar na parte da qualidade e controlo da água; com dezenas de trabalhadores poderia dar a conhecer a estes diversos temas dentro das diversas áreas da Saúde Ambiental e com estes motivos todos aceitei estagiar no Hotel e pensei que tinha tudo para ser um excelente estágio. Outro motivo pelo qual decidi estagiar no Hotel e principalmente em Vilamoura foi o facto de Vilamoura ser um dos principais pontos turísticos do Algarve, ou seja, todos os dias passam centenas de pessoas por Vilamoura, centenas de turistas e com o elevado numero de turistas é necessário garantir a saúde destes e assim , escolhi o hotel para perceber como é que o Hotel garante a segurança a nível de saúde aos turistas que ficam alojados no empreendimento.
   E perguntam vocês ... o que fizeste ao longo deste estágio? Quando iniciei o estágio, foi me dado a conhecer um plano de estágio, plano este que tinha vários objetivos e diversas atividades em diferentes áreas (conhecer o papel do TQAS / conhecer práticas de Segurança Alimentar aplicáveis à restauração coletiva e executar a obrigação legal de verificação dos equipamentos de medição associados à Segurança Alimentar / Conhecer e apoiar as atividades de Segurança e Saúde no Trabalho), como podem perceber, tinha várias atividades para desenvolver mas no fim após reflexão,posso dizer que não foi bem isto que se passou, ou seja, o trabalho que fiz essencialmente ao longo do estágio foi levantamento dos produtos quimicos existentes no hotel, depois fiz pesquisa das fichas de segurança de cada produto, elaborei as fichas de produto, imprimi, plastifiquei e afixei no local em que estão armazenados os diferentes produtos. Foi um trabalho que deu muito trabalho e que teve como objetivo informar os trabalhadores sobre os perigos que podem ocorrer quando manuseiam mal o produto e o que fazer caso ocorra um acidente, ou seja, fiz um trabalho de sensibilização junto dos trabalhadores e é este um dos principais papeis do TSA, sensibilizar, mas não queria ter estado dois meses só a fazer isto e foi o que acabei por fazer maioritariamente e as restantes atividades só fiz nas últimas semanas de estágio e foi essencialmente para cumprir o plano de estágio.
   Desde o inicio do estágio que referi  que a área que mais gostava de trabalhar era a segurança alimentar e passei esta informação ao meu orientador de estágio, mas apesar de ter estado algumas vezes a trabalhar nesta área, não considero que tenha sido muito tempo.
   Apesar de referir que gostava de ter feito mais e de ter aprendido muito mais, posso dizer que gostei destes 3 meses de estágio, gostei das pessoas com quem trabalhei e muito aprendi com elas, principalmente a nível pessoal, fui muito bem recebida por todas as pessoas e tive a oportunidade de estar num dos principais pontos turisticos do Algarve e num dos melhores Hoteis do Algarve.
   Para terminar, quero deixar aqui um agradecimento a todas as pessoas que me ajudaram e me apoiaram nos meus "dias não" (elas sabem quem são) e quero agradecer ao Tivoli por me ter dado esta oportunidade de estagiar num dos seus hotéis e por fim, agradecer ao meu orientador de estágio por me ter recebido.

  Termino a minha ultima publicação sobre o meu ultimo estágio desta minha etapa que é a Licenciatura em Saúde Ambiental com um Obrigada a todos aqueles que me leram ao longo do tempo.
   
   Até à próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário