sábado, 10 de maio de 2014

Higiene e Segurança Pessoal

  



 Ola seguidores,
o tema que vou abordar hoje é relacionado com a Higiene e Segurança Pessoal, das pessoas que lidam diariamente com produtos químicos e seu armazenamento. Como é que elas se podem proteger, o que fazer em caso de contaminação da pele, contaminação dos olhos, ingestão ou inalação de produtos químicos.
   No que diz respeito ao armazenamento de produtos, a boa ordem e limpeza do armazém está diretamente relacionada com procedimentos corretos e seguros. A deficiente ordem e limpeza do armazém não só indica procedimentos incorretos como também origina uma manipulação insegura. 
   As boas normas de higiene devem ser mantidas, limpando de forma regular e sistemática os pavimentos e prateleiras utilizando, de preferência, um aspirador industrial. Devem ser proporcionadas instalações sanitárias aos empregados, bem como locais separados para o consumo de alimentos e bebidas. Lavar as mãos antes de comer, beber ou fumar e repetir a mesma ação depois.

  •    Equipamento de proteção individual: o pessoal do armazém deve receber roupa de trabalho e luvas de proteção, que devem ser sempre usas inclusive no manuseamento de embalagens intactas. As pessoas que manipula produtos químicos derramados têm de estar protegidas de forma adequada contra a exposição a produtos químicos. Para tal fim, o equipamento de proteção tem de estar sempre disponível no local. O equipamento de proteção inclui: luvas impermeáveis; botas de borracha; avental de PVC; viseiras ou óculos e máscara respiratória protetora de pós e vapores. 

  • Primeiros socorros: há que providenciar um estojo de Primeiros Socorros. Um cartaz claramente visível deve indicar a localização do estojo e fornecer os conselhos básicos sobre os primeiros socorros, assim como números de telefone em caso de emergência.
    • Contaminação da pele: qualquer contaminação acidental da pele tem de ser imediatamente lavada com água e sabão. A roupa contaminada (incluindo o calçado) tem de ser retirada e lavada antes de ser novamente utilizada. Qualquer contaminação grave, tem que ter uma rápida assistência médica. A ficha de dados do produto deve acompanhar o paciente na visita ao médico ou hospital
    • Contaminação dos olhos: toda a contaminação dos olhos tem de ser seguida de uma rápida e cuidadosa lavagem utilizando uma solução de colírio ou água limpa corrente durante 10 minutos. Em qualquer caso, recomenda-se a assistência médica ou hospitalar. A utilização de uma solução mal preparada ou mal  conservada pode prejudicar os olhos, pelo que se deve renovar frequentemente a solução (pelo menos em cada 3 meses).
    • Inalação / Ingestão: a ingestão acidental de produtos fitofarmacêuticos tem de ser tratada imediatamente por um médico ou hospital. Se houver suspeita de inalação de pós e vapores, o procedimento deve ser o mesmo.
   
   Quando se manuseia produtos químicos é importante ter atenção a tudo o que nos rodeia, qualquer descuido pode significar um derrame de produto e causar problemas para a saúde do indivíduo e quando ocorrer algum problema se não souber o que fazer chame sempre o 112.

Fontes:
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário