O tema que vos trago hoje é sobre os Lares/estruturas residenciais para idosos, tema este que muito há para referir e ainda muito a fazer.
Trago-vos este tema, pois esta semana realizei uma vistoria a uma Estrutura Residencial para idosos em Albufeira, assim, acho importante falar um pouco sobre este tema, pois tomos nós caminhamos para velhos, todos os dias, basta estarmos vivos para envelhecer. Cada vez mais existem maus tratos a idosos, mas aqueles que os praticam esquecem-se que amanhã podem ser eles a sofrer na pele o que fizeram, por isso é importante termos consciência da importância de ser idoso e o que fazer para termos um envelhecimento digno.
Valorizar o idoso
Para iniciar o tema, o que é uma estrutura residencial para pessoas idosas? Segundo a Portaria n.º 67/2012 de 21 de Março, "considera-se estrutura residencial para pessoas idosas, o estabelecimento para alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, em que sejam desenvolvidas atividades de apoio social e prestados cuidados de enfermagem" e quais são os objetivos que constituem a estrutura residencial? São os seguintes:
- Proporcionar serviços permanentes e adequados à problemática biopsicossocial das pessoas idosas;
- Contribuir para a estimulação de um processo de envelhecimento ativo;
- Criar condições que permitam preservar e incentivar a relação intra-familiar;
- Potenciar a integração social.
Para além do referido anteriormente, a estrutura residencial deve permitir uma convivência social e uma participação ativa dos familiares, pois são dois pontos que os idosos sentem mais falta quando entram numa estrutura deste tipo.
Uma estrutura residencial para idosos, tem que cumprir determinados pontos que vêm descritos na portaria referida anteriormente, nomeadamente no que diz respeito ao acesso à informação; condições de implementação; acessos ao edifício; áreas funcionais a ter...
Hoje em dia, existe muita oferta de estruturas residências, mas nem todas as estruturas estão em ótimas condições e não cumprem os regulamentos e a Lei, como tal, é preciso ter muita atenção quando se escolhe uma estrutura residencial para idosos, pois estes na maioria das vezes já não estão com o seu estado psicologico na melhor forma, por isso é importante escolher por eles e escolher o melhor para eles.
Antes de escolher, é de especial relevância informar-se corretamente sobre a estrutura, se esta legal, preços que pratica, se tem fácil acessibilidade, quais os serviços prestados, se os funcionários possuem formação, direitos e deveres ... não é só o conforto que é importante, mas tudo o que envolve o ambiente em volta dos idosos.
Em Portugal, como se pode observar na imagem em baixo, o número de idosos tem vindo a aumentar ao longo dos anos e atualmente estamos com uma taxa mais elevada de idosos do que nascimentos de crianças.
Mas o aumento de idosos não significa que tenhamos que os tratar mal, não, caso contrário, com um aumento de idosos, temos que olhar mais por eles e criar oportunidades para que estes envelheçam da melhor maneira e não se sintam "a mais".
Como referi no inicio da publicação, as estruturas residenciais para idosos dão uma grande contribuição para um envelhecimento saudável, mas é preciso saber escolher.
Infelizmente, em Portugal e na maioria dos países, os organismos responsáveis, a sociedade e a própria família, não cuidam dos seus idosos e acaba muitas vezes por ocorrer casos de violência contra estes. Em Portugal, pelo menos dois idosos por dia são vítimas de crime, muitos deles agredidos pelos próprios filhos (que acabam por só querer a reforma destes), segundo o relatório anual da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima, que no ano passado registou 20311 crimes (ver noticia aqui). Para além da violência física, existe a violência psicológica que é muito pior que a física e para além destes tipos de violência, existe a violência de aumento de preços nas prestações de cuidados de saúde. Em Portugal, mil euros mensais não chegam para se ter uma velhice digna e se não fosse os apoios da Segurança Social, a maioria não conseguia viver (ver noticia aqui).
É necessário criar mais políticas de apoio ao idoso, mas não apenas criar, colocar em pratica. Criar medidas de envelhecimento saudável, alegre, envelhecimento ativo.
Felizmente quanto ao envelhecimento ativo, algumas medidas já estão a ser tomadas e a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o que é Envelhecimento Ativo, como sendo "o processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas que envelhecem ...sendo que o conceito implica uma atuação multidisciplinar e interdisciplinar e interessa disponibilizar também links para sites de outras organizações e serviços, de modo a alargar as possibilidades de informação e intervenção para a promoção da saúde dos cidadãos mais idosos."
No envelhecimento ativo, considero importante a sensibilização sobre o envelhecimento e quais as melhores formas para envelhecer. A informação deve ser dada quer aos profissionais de saúde, mas também aos familiares e ao próprio idosos. Uma das temáticas que considero importante investir é na alimentação do idoso, como fazer uma alimentação saudável e cuidada e investir também na promoção de atividades físicas, pois o idoso só por ser idoso, não significa que tem que parar, pelo contrário, há que continuar com atividades e atividade física é uma boa forma de continuarmos saudáveis e ativos.
No Dia Mundial do Idoso, no Brasil, realizou-se uma caminhada com o intuito de celebrar este dia e promover a saúde do idoso e nem mesmo a chuva afastou os participantes, cerca de 160 idosos, com mais de 60 anos (aqui).
As estruturas residenciais também tem um papel importante na promoção do envelhecimento ativo e por isso, compete a estas estruturas criarem atividades para que os idosos não se sintam tristes e continuem ativos.
Quanto ao TSA este também é importante para que o idoso tenha um envelhecimento digno, nomeadamente ao realizar vistorias às estruturas residenciais para idosos, mas também tem um papel importante na sensibilização, nomeadamente de quais os cuidados que o idosos deve ter no inverno e no verão (com as baixas e altas temperaturas que se fazem sentir(, cuidados a ter com a alimentação ...
Como referi no inicio, ainda esta muito para fazer, Hoje por eles amanhã por Nós.
Deixo-vos um excelente exemplo de 3 idosos que fizeram uma apresentação de uma coreografia aos seus familiares:
Nenhum comentário:
Postar um comentário