Como prometido, segue mais uma publicação.
O tema que hoje vou abordar é sobre os Sistemas de Gestão Ambiental. Falo deste tema pois é atual e cada vez mais as empresas apostam na sua implementação visto que a sua implementação traz benefícios ao nível do bom funcionamento de uma empresa, nomeadamente a melhoria da eficiência dos processos e, consequentemente, redução de consumos (matérias-primas, água, energia).
Para quem não está dentro do tema e quer saber o que é um Sistema: Um Sistema de Gestão Ambiental «é entendido como um subsistema do sistema global de gestão da organização, devendo interagir e ser compatível com os demais subsistemas e é utilizado para estabelecer uma política, objetivos e metas, e para atingir esses objectivos e metas que inclui a estrutura organizacional, as atividades de planeamento, as responsabilidades, as práticas, os procedimentos, os processos e os recursos para desenvolver, executar, prosseguir, rever e manter a política ambiental da organização.» Sistemas de Gestão Ambiental - Guia para a sua implementação, Abel Pinto - Edições Sílabo, Lda.
Ok, já percebemos o que é um Sistema de Gestão Ambiental mas porque razão devemos implementar um Sistema na empresa? Quais as vantagens?
Está é a principal pergunta que um responsável por uma empresa, organização deve fazer quando pensa em tomar medidas para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental, não pode ser apenas implementar... é preciso tomar uma atitude e fazer, fazer correctamente a sua implementação.
Entre as diversas vantagens, destaco algumas:
- Melhoria dos indicadores de desempenho ambiental;
- Redução dos consumos de energia, água e matérias-primas;
- Melhor acesso aos seguros;
- Acesso facilitado a empréstimos bancários;
- Redução de custos e aumento das receitas;
- Melhor relação com os clientes;
- Contribuição para um futuro melhor, para um desenvolvimento sustentável.
Desvantagens existem sempre mas considero que as desvantagens são apenas iniciais pois com o passar do tempo e com uma correta implementação, as desvantagens desaparecerão mas como o meu objetivo é informar-vos de todos os aspectos, considero que as principais desvantagens são os custos iniciais, nomeadamente:
- Necessidade de afetação de recursos humanos e materiais;
- Tempo despendido pelo envolvimento dos administradores;
- Investimento em tecnologia e formação dos trabalhadores.
Resumidamente, o processo de implementação de um Sistema de Gestão Ambiental pode ser dividido em 10 etapas:
1) Levantamento da situação inicial;
2) Sensibilização da direção;
3) Definição da Política Ambiental;
4) Definição da Equipa de Projecto;
5) Formação da equipa de projecto em sistemas de gestão ambiental;
6) Definição do projeto de implementação;
7) Planeamento;
8) Implementação e funcionamento;
9) Verificação e ações corretivas;
10) Certificação.
A ultima etapa é a que qualquer empresa quer, a certificação. E porquê? Porque demonstra que implementou correctamente o seu SGA, que o mesmo deu resultados e a Certificação serve para demonstrar que a empresa se preocupa e tem como objetivos melhorar e servir corretamente o seu publico alvo. «As vantagens da certificação são a evidência inequívoca junto dos colaboradores, dos clientes, do estado e de outras partes interessadas dos esforços desenvolvidos pela organização em matéria ambiental.» Sistemas de Gestão Ambiental - Guia para a sua implementação, Abel Pinto - Edições Sílabo, Lda.
Para mais informações sobre os Sistemas de Gestão Ambiental, seguem alguns links que podem consultar para saberem mais sobre o tema:
- Associação Portuguesa do Ambiente (APA);
- Agência para a Competitividade e Inovação;
- Certif - Associação para a Certificação;
Sugestão de leitura, aconselho um livro que é simples de ler e bastante perceptível:
- Sistemas de Gestão Ambiental - Guia para a sua implementação, Abel Pinto - Edições Sílabo, Lda.
Mais tarde, vou abordar a ISO 4001 que serve para uma melhor implementação de um Sistema de Gestão Ambiental.
RFMA
Nenhum comentário:
Postar um comentário