segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Dia de voltar à escolinha

   Hoje, 07-10-2013 foi dia de voltar à escolinha e porquê? Porque foi dia de realizar a "Avaliação das condições de Segurança, Higiene e Saúde dos Estabelecimentos de Educação e Ensino". Esta avaliação decorreu em duas escolas, num Jardim de Infãncia e outra numa EB1, estas visitas decorreram em Albufeira, visto que a a minha orientadora de estagio já realizou a avaliação em todas as escolas do concelho de Olhão e como o objetivo do meu estágio é aprender, deslocamo-nos até Albufeira e fomos ao encontro do Técnico de Saúde Ambiental do Centro de Saúde de Albufeira o Dr. Carlos Lopes e realizamos  a avaliação em duas escolas deste concelho. Ambos os técnicos esclareceram-me todas as dúvidas que tive e ajudaram-me a fazer a avaliação numa das escolas. A avaliação era em forma de check-list (como mais à frente podem ver). Mas qual o objetivo e o porquê de se realizar estas avaliações?
   Cada vez mais existe uma preocupação com  o bem-estar das nossas crianças, visto que estas são um grupo vulnerável e frágeis e assim, precisam das melhores condições para se desenvolverem e aprenderem.
   O desenvolvimento e aprendizagem na fase jovem ocorre principalmente nas escolas e como tal, estas devem andar em escolas seguras a todos os níveis: segurança no exterior/interior do edifício; alimentação saudável; instalações com fácil acesso...
   A Direcção Geral de Saúde (DGS) preocupa-se com o bem-estar das crianças e assim, criou o Programa Nacional de Saúde escolar. Este programa tem como finalidades:
  • "Promover e proteger a saúde e prevenir a doença na comunidade educativa;
  • Apoiar a inclusão escolar de crianças com necessidades de saúde e educativas especiais;
  • Promover um ambiente escolar seguro e saudável
  • Reforçar os fatores de proteção relacionados com os estilos de vida saudáveis
  • Contribuir para o desenvolvimento dos princípios das escolas promotoras da saúde." (DGS-Programa Nacional de Saúde Escolar)
   Segundo a Orientação nº 008/2010 de 14/10/2010 da Direcção Geral de Saúde: "A Saúde Escolar é um Programa de indiscutível importância, no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários, não só pelo seu papel na promoção da saúde. na prevenção, resolução ou encaminhamento de problemas de saúde detectados, mas também pelo seu contributo para a criação de condições ambientais e de relação na escola, favorecedoras da saúde e bem-estar da população escolarizada e consequentemente do seu sucesso educativo e pessoal" e tendo em conta que a "unidade de saúde pública é a unidade funcional do agrupamento de centros de saúde, a quem compete efetuar a gestão dos programas de intervenção no âmbito da prevenção, promoção e proteção da saúde da população em geral ou de grupos específicos  (artigo 12.º do Decreto-Lei n.º 28/2008, de 22 de Fevereiro), nomeadamente os programas de vacinação, saúde ambiental, saúde escolar, saúde ocupacional e saúde oral" como tal, os Técnicos de Saúde Ambiental que pertencem as Unidades de Saúde Pública devem aplicar o Programa de Saúde Escolar e assim, aplicar nas escolas o Formulário de Avaliação das Condições de Segurança, Higiene e Saúde dos Estabelecimentos de Educação e Ensino. Como faz parte das nossas competências na SP, fomos aplicar o formulário nas escolas referidas anteriormente.
   O formulário é exaustivo e considero que está muito bem realizado pois "obriga-nos" a olhar para todos os cantos dos estabelecimentos e assim nada fica por ver. Durante a visita às duas escolas, deu para perceber bem como este funciona. Em baixo pode-se observar algumas imagens do formulário:



Formulário de Avaliação das Condições de Segurança, Higiene e Saúde dos Estabelecimentos de Educação e Ensino


Formulário de Avaliação das Condições de Segurança, Higiene e Saúde dos Estabelecimentos de Educação e Ensino


Formulário de Avaliação das Condições de Segurança, Higiene e Saúde dos Estabelecimentos de Educação e Ensino
   Após a aplicação do formulário, voltamos para Olhão e com a ajuda da minha orientadora, procedi ao preenchimento do formulário na página web da DGS e realizou-se ainda um relatório que será enviado à entidade responsável pelo estabelecimento de ensino e à Câmara Municipal, com o objetivo de dar a conhecer a estas entidades os riscos que têm que corrigir ou eliminar no estabelecimento.
   Foi um dia produtivo em termos de aprendizagem e ainda deu para "matar" as saudades do tempo de criança.

Até à próxima!     




Nenhum comentário:

Postar um comentário