segunda-feira, 7 de abril de 2014

E assim se passou um mês de estágio...



   Olá a todos.
   O tema que vos trago hoje é sobre o meu primeiro mês de estágio, ou seja, vou dar a conhecer num pequeno resumo o que foi este primeiro mês que passou num abrir e fechar de olhos e não tarda nada está no fim.
   O meu estágio no Tivoli Marina deVilamoura iniciou-se a 24 de Fevereiro, dia do meu aniversário, como tal, recebi várias felicitações. Foi um bom dia para começar um estágio.
  Neste primeiro dia, foi me dado a conhecer os cantos da “casa”,o código de conduta do hotel, alguns funcionários e depois disto fui para o gabinete juntamente com um dos meus orientadores de estágio que deu a conhecer qual iria ser o meu plano de estágio ao longo dos três meses. O plano de estágio tem como objetivo geral conhecer as responsabilidades da função do Técnico de Qualidade, Ambiente e Segurança (QAS) no que respeita a promover uma cultura de melhoria continua na organização. Difundir procedimentos organizacionais e boas práticas, zelando pela sua implementação. Como objetivos específicos o plano divide-se em 5: Familiarizar-me com a função TQAS; Apoiar o trabalho do TQAS; Conhecer práticas de segurança alimentar aplicáveis à restauração coletiva; Executar a obrigação legal de verificação de medição associadas à Segurança Alimentar e Conhecer e apoiar as atividades de Segurança e Saúde no Trabalho, mais propriamente: elaborar a matriz de avaliação de perigos e riscos da exposição a agentes químicos; elaborar/atualizar fichas de segurança e distribuir nos locais necessários. O levantamento e atualização das fichas de segurança tem como objetivo maior que é a avaliação do risco de exposição a agentes químicos por parte dos colaboradores.

   Logo no primeiro dia comecei a trabalhar. Não há tempo a perder e após a explicação de como elaborar fichas de produto, elaborei algumas.

   Neste primeiro mês muito fiz e aprendi. Fiz o levantamento de todos os produtos químicos existentes no hotel, solicitei as fichas técnicas e fichas de segurança aos fornecedores dos produtos  químicos, elaborei/atualizei já umas dezenas de fichas de produto e afixei nas respectivas zonas a que pertencem (economato; copa;restaurante; bar...). Pode pensar que não é interessante fazer este levantamento e elaboração de fichas de produto, mas estão enganados. Eu mesmo quando iniciei o levantamento dos produtos utilizados em cada seção fiquei com a sensação que iria ser “secante” e desmotivador, mas não. Tenho gostado imenso de fazer este levantamento, permite me entrar em contacto com todas as áreas do hotel, com praticamente  todas as pessoas que trabalham em cada área e conhecê-las, mas acima de tudo, permite informar quem utiliza estes produtos químicos, a utilizá-los de uma maneira mais segura e sem comprometer a saúde de quem os manuseia e daqueles que os rodeiam. É essencialmente o papel do TSA, informar, sensibilizar e é isto que tenho estado a fazer com este levantamento de produtos e dados.

   Nem só de produtos químicos tem sido este estágio, outras matérias aprendi. Tive a oportunidade de estar presente numa formação de HACCP o que permitiu que relembrasse algumas matérias que já estavam um pouco esquecidas. Participei na calibração de termômetros no hotel e participei ainda numa auditoria F&B.

   Confesso que gostei muito deste primeiro mês de estágio. Tenho aprendido, apesar de às vezes ter certo sentimento de que devia aprender ainda mais, entrar em contato com outras áreas, mas acima de tudo, destaco as pessoas que tenho conhecido e que tudo tem feito para que me sinta em casa.

   Espero que os próximos dois meses corram ainda melhor que este primeiro.

   Para terminar, deixo-vos com algumas imagens deste primeiro mês de estágio:


 

Gabinete de Qualidade/Ambiente & Segurança


Atualização da base de dados dos Produtos Químicos do hotel



Elaboração das Fichas de Produto
Plastificação das Fichas de Produto

Ficha de Produto

Verificação de Termômetros
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário