terça-feira, 18 de março de 2014

Substâncias Quimicas / Produtos Quimicos



     Olá a todos!
 Como referi na publicação anterior, o meu estágio no Hotel Tivoli Marina Vilamoura, vai centra-se principalmente na área da Saúde Ocupacional, mais propriamente nas Substancias Químicas/Produtos Químicos.
 Os produtos químicos são algo que na maioria das vezes não são vistos com bons olhos, mas, se refletirmos um pouco, chegamos à conclusão que precisamos deles, que a vida é baseada na Química. O Homem é constituído por substâncias químicas; a culinária é baseada na química; os medicamentos surgem da química… As substâncias químicas ocorrem naturalmente ou são produzidas pelo Homem, como é o caso dos produtos químicos.
 Ao longo deste estágio, aqui neste pequeno espaço virtual, vou dar a conhecer a importância das substancias químicas e principalmente, como utiliza-las em segurança.
 Para começar: Porque são os produtos químicos importantes?
Os produtos químicos foi uma das melhores e das piores coisas que o Homem inventou. Existem os dois lados, mas comecemos pelo melhor.
Os produtos químicos são importantíssimos e muito úteis para o nosso dia-a-dia e onde os podemos encontrar? Em vários sítios, desde produtos limpeza; no vestuário; nas fragrâncias, nos inseticidas…
  Produtos de limpeza – aqui encontramos os chamados detergentes, aqueles que utilizamos no nosso dia-a-dia para nos facilitar a limpeza da nossa habitação. Os detergentes são produtos que contêm uma substância ativa que consegue reduzir as propriedades da água, de modo a que esta seja possível misturar-se com óleo ou gordura. Ex: lavar a roupa suja utilizando um detergente. O detergente devido às suas propriedades, remove o que está a sujar a peça de roupa e esta fica limpa.
Mas não utilizamos os produtos químicos só para produtos de limpeza, os produtos de higiene pessoal também são feitos a partir de substâncias químicas, como é o caso do shampoo, do desodorizante, da pasta de dentes…
 Perguntam vocês … Para se fazer vestuário também é necessário recorrer a produtos químicos? Sim é necessário. Durante o processo de fabrico de um têxtil, este passa por diversos tratamentos químicos e não químicos, desde a preparação; ao pré-tratamento; tingimento e impressão.
 Atualmente, a sociedade moderna é completamente dependente destes produtos visto que eles facilitam a vida de qualquer pessoa e a venda destes, faz com que a economia cresça e haja também um aumento do número de empregados. A produção global de substâncias químicas aumentou de 1 milhão de toneladas em 1930, para centenas de milhões de toneladas nos dias de hoje. A indústria química transforma matérias-químicas, como o petróleo, o gás natural, água, metais e minerais, em milhares de produtos diferentes.
Em 2011, a EU tinha a segunda maior indústria química do mundo, depois da China
O número exato de produtos químicos no mercado ainda é desconhecido e novos produtos químicos são introduzidos a cada ano. O regulamento REACH que significa “Registo, Avaliação e Autorização de produtos Químicos” (que mais tarde irei focar em mais pormenor), exige que as substancias químicas fabricadas ou importadas na EU sejam registadas.
 Segundo uma pesquisa de opinião pública feita pela Comissão Europeia em 2013, os cidadãos da EU estão cientes da ampla aplicação dos produtos químicos e 61% dos europeus, afirmam que os produtos químicos no mercado da EU, atualmente, são mais seguros do que há 10 anos atrás.
 A maioria dos entrevistados consideram que estes produtos são preciosos para a sua vida diária.
Quanto à segurança, os europeus acham que a indústria e as autoridades publicas devem garantir a utilização segura das substancias químicas na EU e pegando neste ponto, é aqui que o Técnico de Saúde Ambiental é importante, pois compete-nos informar, sensibilizar, ensinar as pessoas, a utilizarem estes produtos de maneira mais segura, pois o principal objetivo do TSA é informar, ensinar as pessoas a terem uma vida mais saudável.
A próxima publicação terá como tema: “Que produtos químicos são motivo de preocupação.”


Até à próxima!


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário