Hoje foi dia de visitar as instalações do Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve Drª Laura Ayres, situado no Parque das Cidades, junto ao estádio do Algarve (entre Faro e Loulé). Esta visita contou com a participação de 2 estagiários (eu e o meu colega Miguel) e uma médica do Ano Comum e a visita foi guiada pela Drª Jaqueline Dionísio, uma das responsáveis pelo Laboratório.
Segundo as explicações dadas pela nossa guia de visita, o Laboratório de SP está preparado para responder a todos os desafios atuais que possam decorrer na Saúde Pública. Este, presta apoio analítico a todas as atividades desenvolvidas pelos serviços de saúde pública, tanto a nível regional, como local, no âmbito da vigilância sanitária, da investigação e ainda no da cooperação com outras entidades ou setores.
Este laboratório foi conceptualizado nos anos 80, mas foi apenas projetado nos anos 90. Possui tecnologia avançada e de técnicos especializados em diversas áreas.
O edifício é composto por 3 pisos, na cave é onde está a Farmácia da ARS Algarve (onde estão armazenados todos os medicamentos e vacinadas destinados ao vários centros de saúde do Algarve) e ainda um armazém geral da ARS Algarve. Este armazém é importante pois é ele que forneçe todo o material necessário para a realização das várias atividades do Técnico de Saúde Ambiental num Centro de Saúde, nomeadamente, os frascos utilizados para as várias colheitas de água. Para a requisição do material neste armazém, é necessário recorrer-se ao sistema informático GHAF, que regista os pedidos efetuados pelos Técnicos nos diversos Centros de Saúde.
No piso térreo encontra-se a sala destinada à recepção de produtos; Direção; Secretariado; um armazém e ainda um bar.
No piso superior situa-se os laboratórios de 4 grandes serviços: Análises Clinicas; Microbiologia; Físico-Química e ImunoHemoterapia.
O Laboratório destinado às Análises Clínicas é responsável pelo processamento de todas as análises referentes à detecção da tuberculose, TB-MR e TB-XMR.
O Laboratório de Microbiologia foi um dos que me despertou mais interesse e atenção, pois é neste que a qualidade das águas e dos alimentos são monitorizados de forma a garantir a segurança à população. São 3 os tipos de águas analisadas neste laboratório: água para consumo humano; água para fins recreativos e água balnear.
O Laboratório de Físico-Química analisa também as águas e os alimentos, a nível de químicos nocivos para a população.
Por fim, o último Laboratório, o de Imunohemoterapia. Neste é analisado o sangue proveniente do Hospital de Faro. O sangue é analisado, processado, armazenado e depois é novamente enviado para o Hospital.
Esta visita, para mim, revelou-se muito interessante, visto que deu para conhecer laboratórios de grandes dimensões e deu ainda para perceber melhor a importância do papel dos TSA na colheita de alimentos e água.
Ficam algumas imagens do edifício e Laboratório:
Exterior do Laboratório de SP |
Zona de Armazenagem |
Zona de Armazenagem |
Indicação de Sala de Triagem/Colheitas |
Sala de Resíduos |
Aparelho destinado à avaliação cloro, bromo.. |
Entrada para o edifício do Laboratório de SP Laura Ayres |
Fica um pequeno vídeo de apresentação do Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve Drª Laura Ayres, realizado pela ARS Algarve:
Como devem ter percebido, o Laboratório tem o nome de Drª Laura Ayres e ao longo de todo o edifício, estão espalhadas diversas frases que caraterizavam esta doutora, mas quem foi afinal Laura Ayres?
Laura Guilhermina Martins Ayres, nasceu no dia 1 de Janeiro de 1922, na freguesia de São Sebastião em Loulé. Laura Ayres licenciou-se em Medicina em 1946 na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Iniciou a sua carreira nos hospitais e durante o Internato Geral e mais tarde no Internato Complementar, começou a ganhar gosto pelo estudo das doenças transmissíveis.
No Instituto Nacional de Saúde (antes, Instituto Superior de Higiene) realizou um estágio onde desenvolveu estudos sobre o vírus da gripe e outras patologias respiratórias.
Em Inglaterra, adquiriu conhecimentos de Virologista, em 1955, iniciou careira de virologista no INS (ISH). Partindo de uma pequena unidade, o Centro Nacional da Gripe, Laura Ayres conseguiu desenvolver o Laboratório de Virologia.
Em 1985 criou e desenvolveu o Centro de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis.
Além do trabalho pioneiro que desenvolveu na área da virologia, deu também voz à luta contra a SIDA em Portugal.
Laura Ayres faleceu em 1992 com 69 anos.
Drª Laura Ayres |
Para mais informações sobre o Laboratório e da Drª Laura Ayres, consultar:
- http://www.arsalgarve.min-saude.pt/portal/?q=node/3638 - (ARS Algarve- Ministério da Saúde)
- http://www.esla.edu.pt/joomla17/index.php/features-2/features/8-escolas/30 (Escola Secundária Drª Laura Ayres)
- http://www.insa.pt/sites/INSA/Portugues/QuemSomos/historia/OutPerso/Paginas/LauraAyres.aspx (Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge)
Nenhum comentário:
Postar um comentário