quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Conhecer Olhão


   Como referi no primeiro post, o meu estágio na área de Saúde Pública vai realizar-se no ACES Central Unidade de Saúde Pública de Olhão, como tal, acho importante dar a conhecer em primeiro lugar está cidade que me vai "acolher" durante dois meses.
   Sendo eu algarvia, conheço Olhão, não muito bem, mas algumas zonas da cidade já conheço há muito tempo, ainda assim, considero importante falar um pouco sobre esta cidade e concelho.
   "O concelho de Olhão situa-se no Sotavento e Algarve Central, ocupando uma área total aproximada de 130 km2. Confronta-se a nascente e a norte com o concelho de Tavira, a poente com o concelho de Faro e a sul com o Oceano Atlântico.
   Toda a zona litoral do concelho de Olhão integra-se no Parque Natural da Ria Formosa, uma das zonas húmidas mais importantes a nível europeu, recentemente distinguida como uma das Maravilhas Naturais de Portugal.
   O concelho de Olhão é constituído por 5 freguesias: Olhão, Fuseta, Moncarapacho, Pechão e Quelfes. Todas se estendem até ao litoral.
   Este é um dos cinco concelhos mais populosos do Algarve, residindo no concelho cerca de 10% dos habitantes da região." (Município de Olhão - Conhecer Olhão).
   Relativamente à cidade de Olhão, considero uma cidade que desperta um certo fascínio a quem a visita. É uma cidade em que a pesca predomina bem como a animação todo o ano, sendo uma cidade que recebe muitos turistas devido a isso. Quem gosta de mar e todas as atividades relacionadas com o mar, Olhão é a cidade ideal para se viver, visto que o mar é o principal setor económico da cidade.
   Olhão possui um porto que se enche de atividade quando os barcos regressam do mar carregados de peixe e marisco, que depois são expostos e vendidos no mercado da cidade, que é atualmente o mercado que recebe mais visitantes em todo o Algarve.
   Sendo a economia local virada para o mar, existem muitos restaurantes que tem como especialidade o peixe e marisco, posto isto, começou-se a realizar um Festival do marisco, em que se dá a conhecer e a provar a todos os visitantes o que se melhor se faz nos restaurantes típicos de Olhão.
   Quem não quiser ficar apenas pela cidade, a uma pequena distância de barco encontram-se os principais tesouros naturais de Olhão, a Reserva da Ria Formosa e as praias imaculadas das ilhas da culatra e da Armona. E digo com conhecimento próprio que são sítios magníficos, com paisagens lindíssimas e com um ar puro incrível. Aconselho vivamente que visitem!
   Acho que já dei razões suficientes para visitar Olhão. Visite e desfrute desta magnifica cidade.



Zona Ribeirinha de Olhão
Zona Ribeirinha de Olhão
































Mercados Municipais2
Mercado Municipal
Vista Aérea Olhão
Vista aérea de Olhão
                             Pequeno vídeo sobre a cidade de Olhão              



   Em termos de caracterização geral do Concelho, deixo ainda um documento referente ao B.I do Concelho de Olhão:

Fonte: PORDATA
          
   Como podem observar, a população em Olhão, de 2001 a 2012 aumentou, mas o número de idosos por cada 100 jovens também aumentou.
   Na minha opinião, o aumento de população deve-se ao aumento de turistas estrangeiros que cada vez mais escolhem Portugal e nomeadamente o Algarve para viver e o aumento de idosos por cada 100 jovens, interliga-se, visto que a maioria dos turistas estrangeiros que veem viver para Portugal ou Algarve, já são idosos, que assim preferem gozar o resto da sua vida num sitio magnifico como o Algarve e neste caso em Olhão.           

Nenhum comentário:

Postar um comentário