sábado, 19 de abril de 2014

Substâncias Corrosivas





 


 Olá seguidores,
o tema que vos trago Hoje é sobre as substâncias corrosivas e no fim um pequeno vídeo sobre esta temática, mas primeiro, o que são substancias corrosivas? As substâncias corrosivas, são substâncias que têm a capacidade de causar destruição nos tecidos vivos, nomeadamente olhos, pele e vias respiratórias. Podem também causar danos ou mesmo destruir materiais e equipamentos.
   De um modo geral, as matérias corrosivas não são combustíveis, pelo que, se estiverem envolvidas num incêndio  ou se surgirem como produtos de combustão, não interferem nas características da mesma. Assim,  a combustão será caraterizada por outros materiais combustíveis envolvidos.
   A importância destas substâncias presentes num incêndio centra-se no facto de terem caracteristicas corrosivas para os materiais potencialmente agravados pelas condições de temperatura elevada, humidade e outras existentes no local. Este facto pode estar na origem da ocorrência, durante um incêndio de danos graves em depósitos, tubagens, bidões, etc, podendo a situação ser agravada pela eventual libertação de substâncias tóxicas.
   Em caso de incêndio, os métodos de extinção a utilizar, bem como o agente extintor adequado, não dependem das substancias corrosivas presentes, mas sim dos restantes materiais envolvidos.
   Deve ser evitado, o mais possível, o contacto com qualquer substância corrosiva e devem ser utilizados fatos apropriados, botas e proteção para os olhos e vias respiratórias. Deve-se ainda evitar que as águas de extinção do incêndio se introduzam em esgotos, poços ou linhas de água.
   Após esta explicação do perigo das substâncias corrosivas, deixo-vos um vídeo do Napo sobre os perigos que corremos ao ignorarmos uma sinalética de perigo. No caso deste filme, uma wc tinha uma sinalização de perigo mas um senhor ignorou essa sinalização e acabou por sofrer danos na saúde, assim, serve este vídeo como chamada de atenção para os perigos que existem ao ignorarmos os sinais de perigo.



 
   Como futura TSA, chamo à atenção para a importância de NUNCA, mas mesmo NUNCA ignorarmos os sinais de perigo, pois ao ignorarmos, sofremos as consequências e estas na maioria das vezes são graves e temos que viver com elas para o resto da vida, por isso, se deparar-se com um sinal de perigo, respeite esse sinal e se não existir sinal mas se alguém lhe chamar à atenção para um determinado perigo que posso ocorrer, respeite essa pessoa e siga o seu conselho.

Até à próxima!!



Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário