Olá seguidores,
o tema que vou abordar Hoje é sobre os produtos químicos que são prejudiciais para o meio ambiente, incluindo para os organismos aquáticos (peixes, algas ou crustáceos).
Estes produtos químicos são todos aqueles que presentes no ambiente, representam ou podem representar, um risco imediato ou diferido para um ou mais compartimentos do ambiente.
Após esta explicação, é importante que as pessoas que utilizam os produtos que contêm esta classificação, tenham um cuidado redobrado, pois podem por em causa a sua saúde e principalmente a do meio ambiente, que se reflete depois em várias espécies, incluindo no Homem.
Antes de utilizar qualquer produto químico é necessário em primeiro lugar a utilização de equipamento de proteção individual; ler com atenção o rotulo que vem na embalagem do produto bem como da ficha de segurança que se deve solicitar ao fornecedor/vendedor. Só depois é que se deve utilizar o produto. No fim da utilização é preciso ter atenção ao local onde se armazena os restos do produto ou onde se despeja o produto, para saber mais sobre a armazenagem e a eliminação do produto químico, deverá ler os pontos 6 e 7 da ficha de segurança do produto.
Sempre que comprar um produto químico é necessário solicitar a ficha de segurança pois como já referi aqui, nesta consta toda a informação necessária para utilizar o produto em segurança e o que fazer caso ocorra alguma emergência ou derrame de produto.
Para terminar, deixo vos com mais um filme do Napo que tem como objetivo chamar à atenção ao que acontece quando deitamos restos de produto químico no ambiente e por fim qual a solução melhor para o produto.
Fonte:
- Napo - Produtos químicos
Despeço-me por hoje,
até à próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário