segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Laboratório Regional de Saúde Pública

   Hoje foi dia de visitar as instalações do Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve Drª Laura Ayres, situado no Parque das Cidades, junto ao estádio do Algarve (entre Faro e Loulé). Esta visita contou com a participação de 2 estagiários (eu e o meu colega Miguel) e uma médica do Ano Comum e a visita foi guiada pela Drª Jaqueline Dionísio, uma das responsáveis pelo Laboratório.
  Segundo as explicações dadas pela nossa guia de visita, o Laboratório de SP está preparado para responder a todos os desafios atuais que possam decorrer na Saúde Pública. Este, presta apoio analítico a todas as atividades desenvolvidas pelos serviços de saúde pública, tanto a nível regional, como local, no âmbito da vigilância sanitária, da investigação e ainda no da cooperação com outras entidades ou setores.
   Este laboratório foi conceptualizado nos anos 80, mas foi apenas projetado nos anos 90. Possui tecnologia avançada e de técnicos especializados em diversas áreas.
   O edifício é composto por 3 pisos, na cave é onde está a Farmácia da ARS Algarve (onde estão armazenados todos os medicamentos e vacinadas destinados ao vários centros de saúde do Algarve) e ainda um armazém geral da ARS Algarve. Este armazém é importante pois é ele que forneçe todo o material necessário para a realização das várias atividades do Técnico de Saúde Ambiental num Centro de Saúde, nomeadamente, os frascos utilizados para as várias colheitas de água. Para a requisição do material neste armazém, é necessário recorrer-se ao sistema informático GHAF, que regista os pedidos efetuados pelos Técnicos nos diversos Centros de Saúde.
  No piso térreo encontra-se a sala destinada à recepção de produtos; Direção; Secretariado; um armazém e ainda um bar.
   No piso superior situa-se os laboratórios de 4 grandes serviços: Análises Clinicas; Microbiologia; Físico-Química e ImunoHemoterapia.
   O Laboratório destinado às Análises Clínicas é responsável pelo processamento de todas as análises referentes à detecção da tuberculose, TB-MR e TB-XMR.
   O Laboratório de Microbiologia foi um dos que me despertou mais interesse e atenção, pois é neste que a qualidade das águas e dos alimentos são monitorizados de forma a garantir a segurança à população. São 3 os tipos de águas analisadas neste laboratório: água para consumo humano; água para fins recreativos e água balnear.
   O Laboratório de Físico-Química analisa também as águas e os alimentos, a nível de químicos nocivos para a população.
   Por fim, o último Laboratório, o de Imunohemoterapia. Neste é analisado o sangue proveniente do Hospital de Faro. O sangue é analisado, processado, armazenado e depois é novamente enviado para o Hospital.
   Esta visita, para mim, revelou-se muito interessante, visto que deu para conhecer laboratórios de grandes dimensões e deu ainda para perceber melhor a importância do papel dos TSA na colheita de alimentos e água.
   Ficam algumas imagens do edifício e Laboratório:


Exterior do Laboratório de SP

Zona de Armazenagem

Zona de Armazenagem

Indicação de Sala de Triagem/Colheitas

Sala de Resíduos

Aparelho destinado à avaliação cloro, bromo..

Entrada para o edifício do Laboratório de SP Laura Ayres






   Fica um pequeno vídeo de apresentação do Laboratório Regional de Saúde Pública do Algarve Drª Laura Ayres,  realizado pela ARS Algarve: 






   Como devem ter percebido, o Laboratório tem o nome de Drª Laura Ayres e ao longo de todo o edifício, estão espalhadas diversas frases que caraterizavam esta doutora, mas quem foi afinal Laura Ayres?

   Laura Guilhermina Martins Ayres, nasceu no dia 1 de Janeiro de 1922, na freguesia de São Sebastião em Loulé. Laura Ayres licenciou-se em Medicina em 1946 na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Iniciou a sua carreira nos hospitais e durante o Internato Geral e mais tarde no Internato Complementar, começou a ganhar gosto pelo estudo das doenças transmissíveis.
   No Instituto Nacional de Saúde (antes, Instituto Superior de Higiene) realizou um estágio onde desenvolveu estudos sobre o vírus da gripe e outras patologias respiratórias.
   Em Inglaterra, adquiriu conhecimentos de Virologista, em 1955, iniciou careira de virologista no INS (ISH). Partindo de uma pequena unidade, o Centro Nacional da Gripe, Laura Ayres conseguiu desenvolver o Laboratório de Virologia.
   Em 1985 criou e desenvolveu o Centro de Vigilância Epidemiológica das Doenças Transmissíveis.
   Além do trabalho pioneiro que desenvolveu na área da virologia, deu também voz à luta contra a SIDA em Portugal.
   Laura Ayres faleceu em 1992 com 69 anos.



Drª Laura Ayres


Para mais informações sobre o Laboratório e da  Drª Laura Ayres, consultar:
  • http://www.arsalgarve.min-saude.pt/portal/?q=node/3638 - (ARS Algarve- Ministério da Saúde)
  • http://www.esla.edu.pt/joomla17/index.php/features-2/features/8-escolas/30 (Escola Secundária Drª Laura Ayres)
  • http://www.insa.pt/sites/INSA/Portugues/QuemSomos/historia/OutPerso/Paginas/LauraAyres.aspx (Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge)

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário